TENHO UM CHAMADO, FUI ESCOLHIDO

 “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. » Mt. 20:16.

É muito gratificante quando o Espírito Santo nos faz um convite para trabalharmos em prol do Reino de Deus. Nos sentimos lisonjeados e honrados em laborar para o Senhor, isso nos traz alegria de espírito e contentamento na alma e nos faz sentirmos úteis e honrados por Deus na ampliação de sua obra.

Essa sensação de sermos um colaborador oficial no Reino, de sermos escolhidos para uma boa obra, faz fluir em nossa alma um gozo inebriante, sem par, porque a partir do momento em que nos convoca, o Espírito Santo nos faz um chamado e começa a se manifestar no íntimo de nosso ser, num discipulado eterno e magistral, a capacitar e a preparar o ministério daqueles que atenderam o Seu chamar. A nossa alma é permeada pela presença suave do Espírito Santo, que nos impulsiona e nos capacita a realizar tarefas que outrora não prevíamos e nem imaginávamos que um dia faríamos e nem sequer passava por nossa mente, que supostamente, um dia poderíamos estar pela graça, na posição que Deus nos coloca agora… NA LIDERANÇA!!!

 

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que foram escolhidas, chamadas e  comissionadas por Deus para realizar uma grande obra. Vejamos algumas delas:

 

  • Escolhida para servir Moisés: “E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos”. » Números 11:28.

 

  • Escolhidas para a guerra: “Todos estes foram filhos de Aser, chefes das casas paternas, homens escolhidos e valentes, chefes dos príncipes, e contados nas suas genealogias, no exército para a guerra; foi seu número de vinte e seis mil homens”. » I Crônicas 7:40.

 

  • Escolhidas especificamente e estrategicamente: “Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam”. » Juizes 20:16.

 

  • Escolhidas para estarem à porta: “Todos estes, escolhidos para serem guardas das portas, foram duzentos e doze; e foram estes, segundo as suas aldeias, postos em suas genealogias; e Davi e Samuel, o vidente, os constituíram nos seus respectivos cargos”.

» I Crônicas 9:22.

 

  • Escolhidas para Louvar: “E com eles a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao SENHOR, porque a sua benignidade dura perpetuamente”. »  I Crônicas 16:21.

 

  • Escolhidas para aqueles dias: “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Mateus 24:22”. “E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”. » Mateus 24:31.

 

  • Escolhida para ser vaso do Senhor Jesus: “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”. » Atos dos Apóstolos 9:15.

 

  • Escolhida para aliança com Deus: “Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi”. » Salmo 89:3.

 

  • Escolhidas para sementes: “Vós, semente de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos”. » Salmo 105:6.

 

  • Escolhidas para justificação: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”. » Romanos 8:33.

 

Como podemos ver, são muitos os chamados de Deus aos homens para servi-lo especificadamente, porém, o mais importante não é ser somente chamado. É ser chamado, escolhido e ter a consciência de servi-lo com amor, sabedoria, obediência, responsabilidade e alegria no coração, sem negligenciar o chamado do Senhor jamais.

“Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso”. » II Crônicas 29:11

Charles H. Spurgeon se refere ao chamado da seguinte maneira:

 

“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho

Jesus Cristo nosso Senhor”.  » I Corintios. 1:9.

 “O Senhor tem nos chamado para uma comunhão com seu filho Jesus Cristo e também para realizarmos as suas obras e Deus é fiel. Ele tem nos abençoado tanto ao que Ele nos escolheu, que é impossível Ele voltar atraz naquilo que Ele tem determinado em nossas vidas. Aqueles a quem Ele chamou também justificou.

Há um chamado comum da parte de Deus; “Muitos são chamados”, mas este não é um chamado convencional, ele é diferente, pois foi Deus quem nos chamou e nesta chamada esta demonstrado e desprendido todo o amor especial de Deus para com aqueles a quem Ele chama. E Ele exige que nós tomamos posse daquilo para qual somos chamados, isto significa nos associarmos com Jesus Cristo. E eu espero que você tenha muito cuidado em considerar isto. Se você é de fato chamado pela graça Divina você herdou a comunhão com o Senhor Jesus Cristo e você passa a ser herdeiro juntamente com Ele de todas as coisas. De agora em diante você é um com Ele diante do alto”.                            » (C.H.Spurgeon)

O Senhor nos chamou para uma comunhão plena com Ele e é Cristo quem vai nos justificar, é Ele que tem por nós um amor incondicional. Basta tomarmos posse desta comunhão em Cristo Jesus, vincular com ele uma aliança eterna de amor, pelas almas e pela sua obra. Como muitos que, pela fé e por amor deixaram de lado a sua própria vida para se dedicar inteiramente ao serviço do Reino de Deus.  Foram escolhidos entre muitos para concretizar a vontade soberana de Jesus. Lembram-se do Apóstolo Paulo, quando Jesus o chamou?

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”. » Atos 9:15

        O vaso é aquele que Jesus usa, é obediente ao chamado e glorifica o nome do Pai em Cristo Jesus. Assim como o Apóstolo Paulo glorificou o nome de Jesus honrando-O em todos os lugares por onde passou semeando a boa semente, numa liderança apostólica única, dentre as biografias dos grandes líderes da Bíblia. A exemplo de Paulo, também fomos chamados e escolhidos para consolidar o Reino de Deus neste mundo vil. O Senhor conta com “homens que morrem” para continuar sua obra, pois há galardão para os que ouvem o chamado do Mestre e vão ao labor.

Então, a partir do momento em que ouvimos e atendemos o chamado, não somos mais simples servos, somos muito mais, somos amigos de Jesus.

 

“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”.

» Jo. 15:14 e 15.

 

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

» Romanos 8:29-30