A importância da Diaconia para a Missão

1. DEFINIÇÃO DE TERMOS.

Existem Três Gregos termos intercambiáveis, uma diaconia Ligados Palavra, Que o Novo Testamento utiliza par ampliar o Conceito de “Serviço Prestado”. A Definição da Partir do Conceito Cristão de diaconia, Vamos Buscar SUA Passagens in Aplicação do Velho e do Novo Testamentos.

 

1.1 – O verbo Diakoneo:

 

Nelson Célio de Mesquita Rocha, Que Explica uma Palavra Grega diakonew Significa: “Sou servo de, sirvo à mesa, comida e bebida ofereço um; sirvo, exerço o diaconato“(Rocha – Diaconia 1). Este verbo Grego, TRADUZIDO Pela Palavra SERVIR, serviços PoDE Entendido Como o Trabalho Feito n. outra Pessoa. Ou SEJA, Diz Respeito AO Exercício da FUNÇÃO daquele Que presta Serviço, OU SEJA escravo Voluntário. Nenhum Novo Testamento, número Primeiro Momento, o Seu Significado atrelado ESTA AO Serviço Que Jesus prestou EAo despedaçá e Discípulos EAo Homens Geral em (Mateus 20:28, Marcos 10:45), e posteriormente, avançou um parágrafo Que Noção de uma Igreja LDI Chamada parágrafo SERVIR, Mestre Seu ASSIM Como. O Exercício da FUNÇÃO diaconal, OU Como preferem alguns, o diaconato, hum e Trabalho recebeu Que status de oficio nd Igreja Primitiva com uma ESCOLHA Sete de Pessoas “Reputação de jibóia, Cheios do Espírito Santo e de Sabedoria parágrafo executarem o Serviço de Distribuição de Alimentos n º de viúvas de Origem Grega (Atos 6:1-5). Mas, Pelo Que se Percebe dos COMENTÁRIOS de Gerhard Kittel Sobre o diaconato, História ESTA FUNÇÃO TEM Recebido varias conotações AO Longo da do Cristianismo:

 

A POSIÇÃO do diaconato modifica-se Naturalmente com o Advento do episcopado monárquico, uma Tendência e ficarem OS diáconos CADA Vez Mais subordinados AO bispo. Ao tempo MESMO, produz-SE UMA clara distinção presbíteros e diáconos empreendedorismo. (Kittel 1975:289)

 

1.2 – O substantivo Diakonos:

 

Derivado do verbo diakoneo, o substantivo Grego diakonos (diakonos), e TRADUZIDO Pela Palavra “servo” (Ajudante, Servente, Distribuidora OU Aquele Que ministra) e denota uma Pessoa Que levas um Efeito uma Tarefa, logo, o Significado primário secular era hum “garçom”, ASSIM e E USADO Mais Tarde Às Referência com rituais refeições. Não entanto, nao devemos restringir SUAS funções um hum simples Entregador de Santa Ceia, Segundo Magno Paganelli, o Diácono “Ministro hum era” nos tempos Bíblicos. Que elementos cita MESMO O Grande Apóstolo Paulo, “atribui um si uma Expressão Grega diakonos”, quando “fala” de SUA vocação de Ministro de Deus não Versículo 23 do UM CAPÍTULO fazer Colossenses Livro EAo (Paganelli 2004:25).

 

Inegavelmente, o nas fileiras Protestantes, João Calvino AO sistematizar uma Teologia reformada, principalmente atraves das “institutas da Religão Cristã” e implantar o SUAS Idéias na Cidade de Genebra, FOI O Grande Responsável Por redescobrir uma FUNÇÃO do Serviço Social desempenhado Pelos diáconos nd Igreja Primitiva. Alderi Souza de Matos, Seu Artigo in “Amando um Deus e AO Próximo: João Calvino EO in Diaconato Genebra”, Fatores Diversos identificação, Tanto nd Teologia QUANTO NAS Práticas de João Calvino FORAM Que Determinantes parágrafo o resgate da FUNÇÃO dos diáconos: a) SUA Noção de Governo da Igreja, requeria Que instalaçao de um Ministério Quadruplo hum, atraves dos pastores de Ofícios (doutrina), Doutores (educação), presbíteros (disciplina) e diáconos (Ação Social), b) Seu Pensamento social a Respeito da Riqueza , Pobreza e Bem Estar-social, Toda Onde um COMUNIDADE Deverià se empenhar parágrafo praticar o Bem vistas com AO Bem Comum; c) Suá Noção de Solidariedade Humana, OS Ricos conclamava Que um entenderem SUA Situação Como vocação par SERVIR OS Mais Pobres; d) Idéias SUAS ACERCA do diaconato, hum Como Ofício resposável Pela Pobres Assistência EAo, insistindo Para quê OS diáconos estivessem devidamente Preparados parágrafo socorrer e Sociais Situações Espirituais. (Matos 1997:73-77)

 

1.3 – O substantivo Diakonia:

 

Do Grego diaconia, Como, h – Significa: Distribuição de comida, socorro; Serviço; Ministério, Administração, ministração (Rocha – Diaconia 1). E Um substantivo derivado de diakonos Que ocorre há 34 Vezes Novo Testamento. Das 34 Vezes Que diaconia não ocorre Novo Testamento, OS Significados variam, podendo Estar com Relacionados Serviço à mesa (Lucas 10:40; Atos 6:1), o Serviço Amoroso (I Corintios 16:15; Apocalipse 2:19), o Serviço amoroso Mediante o Levantamento de Oferta (Atos 11:29; 12:25), par de Todos os Serviços da COMUNIDADE Cristã (Efésios 4:12). Certamente, ESSE FOI UM DOS Motivos Que Levou uma Igreja Metodista do Brasil um trocadilho uma Dimensão diaconal Como Algo Que FAZ Toda Parte de uma Igreja. Atraves do Fórum Sobre o Ministério Diaconal, a Igreja Metodista Que declarou “A Igreja possui, todo hum Como, uma Dimensão diaconal, e Toda Missão TEM ESSA Dimensão. Todo o Ministério é “diaconal. E FIM POR, consideraram ESTA UMA esplicação redundância, Que já “ministerium e UMA tradução latina do Grego diaconia. “(Metodista 2004: 11).

 

Ou SEJA, uma Igreja e UMA COMUNIDADE Grande diaconal, Que Busca oportundades parágrafo SERVIR AO Próximo e, Na Medida Que FAZ ASSIM, COM MEMBROS identificação o Perfil parágrafo devotarem-se Quase Que exclusivamete um ESTA Tarefa. , Um grande Referência Desta FUNÇÃO E o Próprio Jesus, o Servo sofredor Que FOI ungido “parágrafo evangelizar OS Pobres … proclamar cativos Libertação EAo, Restauração de CEGOS Vista EAo, n Por OS in oprimidos Liberdade, e apregoar o Ano aceitável do Senhor“(Lucas 4.18-19).

 

Enfim, entendre PODEMOS Pela breve Exposição Destes Três termos de Origem Grega, Que uma diaconia e o Ministério da Ação Social da Igreja, o OS qua Todos Discípulos-diaconos São chamados parágrafo se engajarem, Ainda Que hum alguns tenham vocação Específica n. O Exercício do diaconato.

 

2. APLICAÇÃO DO CONCEITO DE DIACONIA

 

2.1 – no Velho Testamento

 

Exclusiva e Lembrar Interessante, NEM Que Estes termos Novos ERAM, NEM ESTA FUNÇÃO Nova Era, faça nascente Cristianismo. Segundo Colin Brown, uma Atividade de Dar Assistência EAo Pobres organizada Bem estava sem JUDAISMO:

 

Não judaísmo, Cuidados existiam JÁ OS organizados Pobres par. A CADA Sexta-Feira, aqueles Viviam Que nd Localidade recebiam Dinheiro Suficiente da cesta dos Pobres parágrafo quatorze refeições; OS recebiam comida Diariamente Estrangeiros da tigela dos Pobres. A comida havia Sido anteriormente coletada, de casa in casa, dos Oficiais Pelos Pobres. (Brown 1985:449)

 

 

 

 

This observação Encontra eco nsa COMENTÁRIOS de Outro Estudioso, Russel Norman Champlin, seu in Que Famoso Comentário Sobre o Novo Testamento, declara Que o Governo eclesiástico Judaico servil de base par o Modelo Cristão desenvolvido Pelo apóstolo Paulo SUAS in Cartas pastorais:

 

O precedente do Governo eclesiástico nd Igreja tinha Por um Modelo Sinagoga, Que Vários Oficiais contava com. Paulo, Sendo Judeu, Naturalmente padronizou O Corpo liderante das Igrejas Cristas Locais Segundo o estilosantes Geral das sinagogas judaicas. Os Líderes Dessas ERAM OS sinagogas anciãos, havendo in Vários CADA DELES Sinagoga, ENAO UM apenas. Entre eles, Como Primeiro Entre Iguais, havia o principal da Sinagoga (Marcos 4:22, Atos 13:15, 18:8). Era se como supervisionava Quem Último reunioes de Culto, mormente parágrafo certificar-se como corretas Que Tradições seguidas Sendo estavam. Tambem havia Assistente UM (Lucas 4:20), Que cuidava dos Rolos (Manuscritos), trazendo-os Lidos Serém Pará e castigando com açoites EAo MEMBROS culpados, alem de ter o Dever de ensinar como um Crianças LER. Tambem havia dispensava Aquele Que como esmolas (Papel assumido Pelos diáconos NAS Igrejas Cristas Barra Mansa), embora also Fosse Líder Espiritual um. FINALMENTE, havia o intérprete, Uma Espécie de mestre-escola, Cuja era uma FUNÇÃO de parafrasear OS Livros da Lei e dos Profetas, traduzindo-os par o aramaico vernáculo, Que se tornou o language popular nd Palestina epidêmico o Exílio babilônico. Pôde se ver Como termos, in Gerais, Igreja Cristã Tomou Por Modelo OS Oficiais das sinagogas judaicas. (Champlin, 1999)

 

Não entanto, quando E. Glenn Hinson, nenhum Comentário Bíblico Broadman, SUAS CONSIDERAÇÕES TCE Sobre I Timóteo 3:8-13, elementos atrela o Ofício de Diácono Mais AO Conceito de servo, não qua Jesus é o grande Exemplo, faça Específico Paralelo Que Algum do judaísmo (1988:383 Allen. – vol 11). E ISSO E Muito Interessante, POIs Adiel Tito de Figueiredo, seu in Estudo Sobre o Assunto, como estabelece Diretrizes da Teologia Bíblica da Diaconia, Sobre a “existência do pobre, e Amado Por Que Deus, Figura eA do Diácono, e vocacionado Por Que Deus par ajudar o pobre “ (Figueiredo 1997:11). E Desta forma, Adiel explora o Desenvolvimento deste Conceito DESDE o Velho Testamento, Onde nd Própria Lei de Moisés, No livro de Levítico, capitulo dezenove e dez Versículo “,Que encontramos Deus ordenando o Restolho da Colheita Fosse deixado o parágrafo pobre “(Figueiredo 1997:22). This lei, Que FOI belamente exemplificada nd Vida de Rute, e Bem algoritmo avançado parágrafo Aquela Época, estabelecendo Diretrizes par ajudar o pobre, o Estrangeiro, o Trabalhador, OS Deficientes Auditivos e Visuais, condenando uma injustiça, uma mentira, como Erradas motivações, e enaltecendo o Odio a Prática do amor. Vale a pena LER:

 

also Quando fizerdes uma Colheita da Vossa terra, o canto do campo TEU nao segarás Totalmente, NEM como espigas Caidas colherás da Tua sega. Semelhantemente nao rabiscarás um Tua Vinha, NEM OS bagos colherás Caídos da Tua Vinha; Deixa-los pobre como AO e AO Estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus. furtareis Nao, mentireis NEM, NEM usareis de falsidade CADA UM COM O Seu Próximo;

Nem jurareis falso Meu nome Pelo, env profanarás o Nome do Deus TEU. Eu sou o Senhor. Nao Próximo oprimirás o TEU, o NEM roubarás; uma Paga fazer Diarista nao ficará contigo comeu Pela Manhã. Nao amaldiçoarás AO surdo, NEM diásporas tropeço Diante do Cego; Mas temerás o TEU Deus. Eu sou o Senhor. Nao Faras injustiça sem Juízo; nao respeitarás o pobre, NEM honrarás o Poderoso; com Justiça julgarás Próximo o TEU. Nao andarás Como mexeriqueiro Entre o TEU Povo; nao te diásporas contra o Sangue do Próximo TEU. Eu sou o Senhor. Nao odiarás um Irmão não TEU TEU Coração; nao deixarás de repreender o Próximo TEU, e Por Causa DELE nao sofrerás Pecado. vingarás Nao te guardarás ira NEM OS Filhos contra fazer TEU Povo; Mas Amaras o TEU Próximo Como uma TI MESMO. Eu sou o Senhor. (Levitico 19:9-18)

 

Neste Caso, Parece Que Mais Importante do Que o Modelo da Sinagoga judaica, e entendermos Que uma Figura do Diácono ESTA relacionada com o Fato de Estar interessado Deus pobre e não ter chamado SUA Igreja parágrafo Ajuda-lo o em Seu Nome. Que Vejam, de atuarem, instintivamente, pensamos Irmos Primeiro AO Novo Testamento, quando in Responsabilidade Cristã social, e Certo, Que o Velho Testamento um Muito dez Dizer Sobre o Conceito de diaconia Haja vista, ESTA FUNÇÃO refletir uma Natureza de Seu Deus in Cuidado Pelos Necessitados, Pobres sejam Quer, viúvas Estrangeiros ou. A Teologia da base social da diaconia E o Amor de Deus Pelos Necessitados, O Que also objetivo de identificar serviços PoDE não Salterio hebraico. atraves das ORACOES Canções e do salmista, como Escrituras Declarar in São Claras com uma preocupação divina OS Menos favorecidos. Deus nao OS Esquece (Salmos 9:17), Mantem Direitos SEUS (Salmos 140:12), enguias provar para (Salmos 68:10) e Seu refúgio é (Salmos 14:6).

 

Nesta Visão e do amor divino Pelo necessitado SE DESENVOLVE Que o Conceito de diaconia DESDE o Velho Testamento. E Por Que ISSO HÁ NA Lei, orientacoes Práticas par o Benefício dos Menos favorecidos. Ali, Deus COMECA um Revelar uma Prática da importancia social não SBCe Seu Povo de. Elementos manifestou de muitas Maneiras uma importãncia deste Olhar de amor, alem das mencionada Acima, Destacamos Ainda como Preciosas instrucoes Legais Sobre o Sabatico Ano, o Ano do Jubileu EO dízimo do pobre. in Situações Que OS israelitas deveriam e nd Pensar terra sem Outro, um Fim de alcançar a Vida daqueles Que, de Alguma forma, encontravam-se Necessitados.

 

Disse o Senhor um Moisés, no Monte Sinai: Fala EAo Filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na Terra Que Vos dou, entao, eh uma terra guardará Sábado AO Senhor. Seis Anos semearás o campo TEU, e SEIS Anos podarás um Tua Vinha, Frutos e colherás OS SEUS. Porém, não Sétimo Ano, haverá Sábado de Descanso solene par uma terra, hum Sábado AO Senhor; nao semearás o campo TEU, NEM podarás um Tua Vinha (Levítico 25:1-4).

 

… OS n. Pobres Que fazer TEU Povo Achem Que o canto, e fazer OS animais COMAM sobejo do Campo. Faras ASSIM COM A Tua Vinha e Olival com o TEU (Exodo 23:11)

 

No livro de Deuteronômio, o Ano Sabatico also e Apresentado Como o Ano OS in Que débitos cancelados deveriam ser. (Deuteronômio 15:1-11). Certamente, OS Nesta Hora “judeus” lembravam Que hum Escravos FORAM dia e atraves Libertação Que experimentaram fazer Serviço Prestado Por amor de Deus. Durante tempo este, enguias nao podiam Semear e podar NEM como Videiras. Tudo colhessem QUANTO Naquele Ano Deverià serviços compartilhado Pelo PROPRIETÁRIO Entre OS servos, Estrangeiros e comeram animais.

 

Não Ano Jubileu, Como terras also Cultivo SEM deveriam Ficar, o Mas Que caracterizava Aquele especial Ano, a CADA Quarenta e Nove Anos era o Fato de serviços o Período de restituição da Herança familiar aqueles parágrafo Que um Perdido haviam. Era UMA Época de Libertação de Escravos e da terra de Descanso. (Levítico 25:8-55, Deutoronômio 15:12-18).

 

PODEMOS perceber, Que DESDE o inicio, o Povo de Deus TEM UMA GRANDE Responsabilidade par com o pobre, parágrafo com o necessitado. Todos sos ensinos do Velho Testamento, a Respeito do pobre Fazem Parte da Palavra de Deus, e enfatizam Que o Senhor e Deus eh amor e de Justiça, Por ISSO expressão é uma excepção de Seu Povo Que pratique uma Justiça e nao SEJA Instrumento de opressão Necessitados contra OS . Ronald E. Clements, EM SUAS CONSIDERAÇÕES Sobre o Livro de Levítico, nenhum Comentário Bíblico Broadman, Nossa Chama Atenção par o Fato Que uma Lei sobre o Ano Sabatico, Quadro hum proporciona valioso Sobre Como Fé dos israelitas afetava SUA INSTITUIÇÕES Vida e:

 

De UMA Geral Maneira, proporciona UMA Quadro excepcionalmente valioso e esclarecedor da Maneira Como uma Fé do povo de Israel Deus bis in SUA Confissão e Sua Soberania Sobre a Vida, afetavam UMA das Mais Básicas das intituições Humanas: O Direito à posse da Propriedade particular. (Allen 1996:86 vol 2.)

 

Os Profetas estavam constantemente Chamando O Povo parágrafo hum Arrependimento eA Volta da Prática da Justiça requerida Por Deus. Quando ISSO nao acontecia, como terríveis ERAM sentenças, Como Por Exemplo, O Profeta Isaías declara:

 

Pelo Que, quando estendeis como Mãos, escondo de Olhos vos OS; sim, quando multiplicais como ORACOES vossas, nao como ouço, PORQUE como estao vossas Mãos cheias de Sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai uma maldade de Vossos atos de Diante dos Meus Olhos; cessai de mal o Fazer. Aprendei uma Fazer o Bem; atendei à Justiça, repreendei AO opressor; defendei O Direito do Orfão, pleiteai uma Causa das viúvas “(Isaías 1:15-17)..

 

Não entanto, a Relação da Segunda Parte da Sentença com uma diaconia e grande Tao, Que poderiamos estabelecer o Serviço Dela um diaconal Partir. Certamente, encontraremos nao eh nenhum Novo Testamento Bíblico escopo Tão Amplo n. O Trabalho Igreja da social. DESDE o Espiritual e Cuidado Pessoal do Indivíduo Proprio, Passando Pelo policiamento de Ações SUAS, número avançando Processo Contínuo de Aprendizagem, comeu Chegar n’uma Escuta atenta das Causas daqueles Que estao Sendo injustiçados, oprimidos e abandonados. Em TODAS ESTAS Situações O Profeta Exige UMA Ação coerente de Serviço Por Parte do povo de Deus.

 

Atuarem de nao termos um Intenção de analisar uma Estrutura Eclesiástica Que OS “judeus” atender parágrafo desenvolveram como Demandas Sociais Seu Povo de uma Ordenação do dízimo do pobre, Merece especial Destaque um. Tratava-se dos dízimos, levados AO Templo (de Jerusalém) n. anualmente: a) serviços entregue AO Sacerdote e, b) Ser utilizado n’uma Refeição familiar. Não entanto, AO final do Ano Terceiro, o dízimo da Refeição familiar OUTRAS PESSOAS Deverià abranger, Conforme o Texto de Deuteronômio:

 

Ao FIM de Três Anos tirarás de Todos os dízimos da Colheita do Tua não MESMO ANO, OS e recolherás Dentro das Tuas Portas, entao vira o levita (PIs Parte NEM TEM NEM contigo Herança), EO Estrangeiro, Viúva eA Orfão eo,, Que estao Dentro Portas das Tuas, e comerão, e fartar-se-ão; Para quê o Senhor Deus TEU Toda in te abençõe Que uma obra como Tuas Mãos fizerem. (Deuteronômio 14: 28-29)

O Levita, o Estrangeiro, o e Orfão uma Viúva. Exatamente aqueles Que ERAM OS elos da Cadeia Mais vulneráveis social. Mais a Frente, sem CAPÍTULO 26, o autor divino FAZ UMA LigAção Entre uma Gostas de Deus abençoar in Bens com o Povo e preocupação ESTA COM OS Necessitados social:

 

E o senhor Tirou nsa do Egito Forte Mão COM, COM e Braço estendido, e com grande Espanto, e com Sinais, e com milagres; nsa E trouxe um Lugar este, e nsa terra ESTA DEU, mana leite e mel Que terra. E eis Que eu trouxe ágora como primícias dos Frutos Que tu da terra, ó Senhor, me deste. Entao como diásporas perante o TEU Senhor Deus, e te inclinarás perante o Senhor TEU Deus, E te alegrarás Por TODO O Que o Senhor Deus Bem TEU dado dez te um ti e à casa tua, tu levita EO, EO Estrangeiro Que não estabele Meio de ti. Quando acabares de separar de Todos os dízimos da Colheita do Tua não Terceiro Ano, e Que o Ano dos dízimos, entao OS Daras AO levita, AO Estrangeiro, AO Orfão e A Viúva, Dentro COMAM Para quê das Portas Tuas, e se fartem; E dirás perante o TEU Senhor Deus: Tirei da Minha Casa e Coisas como consagradas como dei levita AO also, e AO Estrangeiro, e AO Orfão e A Viúva, Conforme a de Todos os teus mandamentos Que Me dezenas Ordenado; nao transgredi OS teus mandamentos, NEM DELES me esqueci. (Deuteronômio 26:08-13)

 

Segundo, DW John Watts, CONSIDERAÇÕES Responsável Pelas do Livro de Deuteronômio, nenhum Comentário Bíblico Broadman “aletas OS caritativos e humanitários Que se Fazia das dádivas, AO da OA-los Povo Economicamente Dependente da terra … condiz com uma atitude Geral de Deuteronômio. “(1986:316 Allen. – Vol 2). Sobre O Que eu acrescentaria condiz com uma Que Natureza de Deus. E nao pensemos Que o OBJETIVO era apenas UMA conformação externa com uma lei. Pois, Usando a Linguagem advocatícia, alguns poderiam se interessar in “aproveitar a brecha da lei” Para burlar o Direito dos Mais Pobres. This Situação Deverià serviços Objeto de rigoroso Um Auto-Exame, env Como afirma o CAPÍTULO 15 de Deuteronômio, se Tratava de algoritmos Que o Próprio Deus estava Atento:

 

Entre ti Quando Houver Algum pobre, de teus Irmãos, in Alguma Portas das Tuas, Na terra Que o Senhor Deus TEU Da Te, nao endurecerás o TEU Coração, NEM fecharás A Tua Mão Que um Irmão TEU para pobre; apostas iniciais LHE abrirás de afazeres a mao do Tua, e livremente LHE emprestarás LHE O Que Falta, QUANTO alinhavar um parágrafo necessidade SUA. Guarda-te, Que nao Haja Coração Palavra Perversa não TEU, dizendo: Vai-se aproximando o Sétimo Ano, o Ano da remissão; e Que o TEU Olho SEJA maligno par com pobre Irmão TEU, e nao LHE dês nada; Que elementos e clame contra ti AO Senhor, e Pecado in Que Haja ti. Daras LHE Livremente, e Que o TEU Coração nao SEJA maligno, quando LHE DERES; PIs Por Causa ESTA te abençoará o Senhor TEU Deus in Toda uma obra Tua in e, Tudo O Que puseres um Tua Mao. Pois Nunca deixará de Haver pobre terra nd; Pelo Que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás um Tua Mão parágrafo Irmão TEU o, parágrafo TEU o necessitado, e par o TEU pobre na Terra do Tua. (Deuteronômio 15:7-11)

Efetivamente, o Velho Testamento, dispoe de UMA Riqueza inquestionável Pará Um Formação do Pensamento Cristão social. Uma forma de Como OS Conceitos de Solidariedade, Justiça, retidão correta, Motivação e Gratidão estao Presentes nd Vida cotidiana do povo de Israel, hum estabelecem referencial Prático de diaconia Que, Por Incrível Que Pareçam, TEM UM Maior espoco fazer Que o Novo Testamento, quando desconsideramos como açõe nsa evangelhos de Jesus.

 

2.2 – no Novo Testamento

 

Quando chegamos em Páginas do Novo Testamento, o Conceito de Ação Solidária in favor do Próximo, Ganha hum Significado Profundo nd Vida de Jesus. Atuarem dos “judeus” nao conseguirem juntar como Profecias messiânicas de Rei, com o Profecias messiânicas de Servo. Jesus é o Cumprimento da Profecia do Servo sofredor de Isaías CAPÍTULO cinquenta e Três. Aquele Que Jesus Liberdade de Informação “Tomou si Sobre como Dores Nossa e enfermidades”, ofereceu Aquele Que o Serviço de Sua Alma nd cruz parágrafo salvar nn. Um “Trabalho penoso” deixou Que “Deus Contente”, vislumbrou POIs Que “seu Conhecimento com o Meu servo justificará muitos”. Obra Que assombrosa, Segundo Donald D. Turner, “poucos crerão”, vista como eles agem “Messias, o redentor pessoal”, aparecer “formosura sem”. (Turner 1986:145). Por ISSO, o Próprio Jesus quando vai Falar de Seu Ministério (diakonia) se identifi Como Aquele Que “nao Veio parágrafo serviços servido, MAS parágrafo servir” (Mateus 20:28). SEJA Ou, Jesus é o Grande Diácono de Deus SUAS e Palavras e Ações São O Exercício Pleno da SUA Diaconia Que estava Estruturada in Torno de Seu Supremo Propósito de glorificar AO Pai, atraves do Compromisso Permanente com hum atendesse Que Diaconato como Necessidades do Povo.

 

E de suma importância percebermos Que, quando vinculados OS MESMO como nao Escrituras utilizam termos uma diaconia, Este Conceito percorre Toda uma Bíblia, env e hum dos Eixos Centrais, Que exalam um Natureza amorosa de Deus eo chamado Para quê Seu Povo demonstre nd Prática amor este, atraves de Serviços de Caridade. Jesus FAZ Questão de como aproveitar TODAS COM OS Oportunidades Discípulos parágrafo impreganar Neles Idéia esta. Com Certeza, FOI marcante parágrafo OS Discípulos ver Jesus se cingindo Toalha UMA COM E abaixando-SE PARA LAVAR-lhes Pés OS. EntreTanto, o Significado Que Jesus atribuiu uma Este ato DEVE ter Sido Mais contundente Ainda:

 

Que lhes lavou DEPOIS OS pes, Tomou SUAS e como vestes, e se assentou Outra Vez à mesa, Disse-lhes: Entendeis O Que vos tenho Feito? Vos me chamais Mestre e Senhor, e dizeis Bem, sou o PORQUE UE. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei Pés OS, vos deveis OS also Lavar Pés uns Outros EAo. PORQUE eu vos dei o Exemplo, Que Pará, Como eu Fiz vos, vos façais also. Verdade Na, Na Verdade Vos Digo Que Não É o Maior do servo Seu Que o senhor, NEM o Maior do enviado enviou o Que Aquele que. Se sabeis Coisas Estas, bem-aventurados sois se o fizerdes. (João 13:12-17)

 

Numa outra OCASIÃO, SEUS Discípulos de Jesus orientou um daRem de famintos comer EAo, sedentos de Beber EAo, OS um vestirem despidos, a visitarem OS encarcerados OS eA acolherem Estrangeiros e marginalizados. Para quê uma prioridade Dessa Orientação Clara ficasse Bem, Jesus usou hum Contexto de Lealdade de Pessoa COM SUA e Julgamento Dessa atitude. O nao Destas Atendimento de Demandas Sociais implicava in condenação eterna, “apartai-vos de Mim, malditos” (Mateus 25:31-46).

 

 

Indubitavelmete, o Ministério de Jesus serviços desenvolvi uma Referência de QUALQUÉR Igreja Que hum deseje encontrar Modelo n. SUA Missão nenhuma Mundo. Jesus é o Cabeça da Igreja, tal Como e, e o Responsável Pelo direcionamento de propósitos e SEUS Pela ESCOLHA SUAS de Estratégias. Pois, nao PODEMOS Sair de UMA fase de estagnação e omissão QUANTO como Questões Sociais, hum par Modelo ativista de Ajuda Humanitária. Nesse Sentido, Jorge Henrique Barro e Muito TRAZER los um feliz tona uma Interligação das funções da Igreja de Cristo. Observe-se, Como elementos declaração Que uma Prática diaconal de uma Sociedade SERVIR COM ESTA inteligada uma necessidade de proclamar o evangelho EAo Perdidos OS e convertidos ensinar:

 

Necessário e deixar Claro Que essas Ações didaquê querigma-diaconia São separadas nao Ações isoladas ou. Ao ritmo in MESMO Que uma proclamação Igreja, Ensina ELA. MESMO Ao ritmo Ensina Que eles, servir. Ao MESMO Que Em Tempo servir, proclamação. Nao PODEMOS Igrejas ter, Cuja Ênfase estabele “apenas” nd Evangelização, ou “apenas” no ensino, ou “apenas” no Serviço. E Muito Fácil encontrar Igrejas Que São Fortes in “apenas” Uma Destas áreas. UMa Igreja tão equilibrada Será, será integral e quando cessos entendre Elementos Que nao podem Separados ser. (Barro 2002:25-26)

Por ISSO, o Novo Testamento Diversos TEXTOS TEM desafiam Que uma Igreja Agir de uma Maneira integral. Elementos constantemente exorta uma Igreja uma melhorar SUA Prática de Fé e Amor, QUANTO como Necessidades Sociais Que se apresentam nenhum Caminho de Seu Povo e da Sociedade.

 

Tiago, meio-Irmão de Jesus, FOI AO enfatico desafiar OS crentes uma mostrarem uma Qualidade de SUA Fé, atraves das praticavam de obras que (Tiago 2:14-16). Evidentemente, nao PODEMOS nsa Esquecer Que FORAM ESTAS de obras preparadas Por Deus Para quê o Seu Povo contribuisse COM SUA Obra (Efésios 2:8-10) e, atuarem Destas Obras de OS confirmarem Justiça efeitos da justificação NA regenerados Vida dos, ELAS nao São capazes de redimi-los da condenação do Pecado, Que E UMA responsabildade Que Deus atribuiu exclusivamente um Cristo (Romanos 3:21-24).

 

Frederick Meyer vai Brotherton also Por ESSE Caminho, AO comentar o Texto de Tiago. Ele afirma que, “o Verdadeiro Teste da Fé e uma Presença OU Ausência de Frutos in Nossa Conduta e Vida, semelhante AO Broto Verde de UMA Semente Viva. Como há entendimento de F. B. Meyer, o Tiago “Chamou cessos Frutos de Obras “, Elementos atribui o Sentido de sermos “Pela justificados de obras“Efetividade de um UMA Fé Genuína. Em SUA Interpretação, como de obras “PROVAM Que Nossa Fé e Verdadeira“. Meyer Pará, um”Fé Verdadeira Liga Nossa Alma ao vivo Cristo, produz profunda humildade e Contrição, e UMA Conduta Totalmente Nova. “Eu acrescentaria, Que hum dos Desta Sinais” Fé viva “, Desta” nova Conduta “e nsa arrancar de hum Estilo de Vida egoísta e descompromissado parágrafo nsa tornarmos Discípulos daquele Que” por Toda Parte andou Fazendo o Bem “(Meyer 1992: 276)

 

O Apóstolo Paulo, Entendeu tambem um chamado importancia deste parágrafo SERVIR. Por ISSO, AO escrever OS Filipenses, parágrafo Dentre OS Exemplos Que elementos Citou Que tomassem um parágrafo Posição de servos de Todos, enfatizou Paulo Que nao NEM Jamais houve e haverá hum Maior Exemplo de Serviço e Humilde (diakoneo) Altruista fazer Que a História se Que Deus VEM encarnado uma terra parágrafo salvar o Seu Povo:

in Tende vos o MESMO Sentimento Que houve also in Cristo Jesus, env Ele, subsistindo o em forma de Deus, nao julgou Como usurpação Igual serviços o um Deus, pingos, um SI MESMO se esvaziou, assumindo uma forma de servo, tornando-se in Semelhança de Homens, e, Figura Humana reconhecido em, um SI MESMO se humilhou, tornando-se obediente comeu uma Morte e Morte de Cruz. (Filipenses 2:5-8)

 

Pará Paulo, FUNÇÃO diaconal, Exige, Acima de Tudo, Muita humildade daqueles Diante Quem se um ESTA servindo e, Muita Vontade de ama-lo com o amor de Deus Recebido. Por ISSO, ve elementos uma necessidade do Outro e conclama o Cristão um Olhar A Situação Revestido da generosidade de Deus. (II Corintios 8 e 9). Paulo nao FAZ distinção Entre ter UMA OU UM Homem Mulher exercendo o Serviço da Igreja de Deus. Na Carta ao Romanos não CAPÍTULO Dezesseis elementos recomenda Que uma Irmã Febe, Honra in Fosse recebida:

 

Recomendo-vos, POIs, Febe, Irmã Nossa, um qua servir Igreja nd Que estabele in Cencréia, Que não recebais Pará Um senhor, AOS Santos Como convém, bis in QUALQUÉR ajudeis Coisa Que necessitar de vos; hospedado PORQUE TEM um muitos, also Como um MIM MESMO (Romanos 16:1-2)

Febe UMA senhora era, in Igreja MEMBRO da Cencréia e Paulo uma serva de Chama Aqui, Que e traduzida da Palavra “diakonos “. Paulo Chama Febe de serva, a Igreja da in Cencréia, Nestes versículos.
E de suma importância ressaltar, Que A Palavra diakono, não Grego, feminino Gênero Não Tem, E a Palavra traduzida MESMA Como in Diacono Filipenses 1:1: “Paulo e Timóteo, servos (doulos) de Cristo Jesus, um orifício Todos os Santos in Cristo Jesus, inclusive diáconos e Bispos (diakonos), Que Vivem Filipos in“;

 

O Apostolo João also in ESTA interessado SEUS Discípulos Que exerçam uma diaconia, Como Prática cotidiana do amor. Em SUA Primeira carta, um elemento indagações veracidade daquelas da Fé Recursos PESSOAS TEM Que nao e compartilham com o Irmão necessitado (I João 3:17-18). Por ISSO, F.B. Meyer Afirma Que “O Amor Não É medido Pelas Palavras de NOSSOS Lábios Pela Emoção abstenções do Coração, Mas Pela Extensão faremos Que fazer suportaremos e“(Meyer, 1992:294-295).

 

Ou SEJA, OS Quase Escritores Todos se questionam Novo Testamento uma Realidade da Fé daqueles Que boas nao de obras expressam UMA Vida Cristã Marcada Pela Prática do amor, da Justiça e das. Pois, o valor de UMA quali e trata Fé Que a indiferença com Necessidades do Próximo? Do Ponto de vista Cristão, OS JÁ PODEMOS Motivos perceber. ESTA TEM UMA Pessoa Fé morta (Tiago 2:14-16), Que nao obedece o mandamento do amor (Mateus 22:36-40), PORQUE nao Conhece um Deus (I João 3:17-18) e dez nao um Cristo Como Referência (João 13:12-17; Filipenses 2:5-8).

 

Nelson Célio de Mesquita Rocha

 

SERVIÇO – This intrínseca e profundamente relacionado com uma Cristã Responsabilidade. Tem uma versão com uma vocação Cristã no Coração do Mundo. O Serviço e Testemunha da Verdade. ASSIM, Que se reflete, fóruns de UMA Tomada da Obra do Serviço, fóruns da efetuação determinada Que elementos indica, o Evangelho Não É estritamente nada; e despojado de significação e de Toda Toda pertinência, Bem Como Toda de uma Realidade. O Serviço e legitima uma atitude Única do Evangelho. Logo, SE PENSA Que verdadeiramente uma Fé e ação. Destarte, o Serviço E a Figura concreta encarnada, Que prende uma reivindicação de Deus Sobre o Mundo. Os cristãos servem COM SEUS dons, Dados Pelo Espírito Santo, par o Desenvolvimento de Um Novo Horizonte epistemológico. Fora Desse campo, um fe nao e Fe; a Vida Cristã nao é Vida Cristã. Se Jesus Apareceu na História Como qualificado par o Serviço histórico dez (Fp 2,5-11), OS cristãos ESSE Compromisso. (Rocha – Serviço, Obediência e Seguimento)

 

Enfim, AO aplicarmos OS Conceitos de diaconia nsa compões Dois Testamentos Que como Escrituras Cristas, percebemos Que Somos desafiados serviços UMA Igreja Mais servidora, Generosa Mais, Mais Justa e Pronta in Fazer o Bem. Efetivamente, nao PODEMOS limitar o escopo da Ação diaconal uma Distribuição da Santa Ceia, OU uma Entrega de Cestas Básicas EAo MEMBROS Necessitados da Igreja. Pará Tarefas serias, MAS relativamente simples, essas Como, nao haveria uma necessidade de levantarmos Sete Pessoas “Reputação de jibóia, Cheios do Espírito Santo e de Sabedoria “ (Atos 6:1-5)

Desta forma, a Diaconia Ajuda nsa alguns corrigir uma Pressupostos teológicos:

a) A prioridade da Missão E a Evangelização

b) O numero de MEMBROS E o Sinal de UMA Igreja Saudável

c) Não É Necessário Investir Muito dos não Ofício diaconos, env e Secundário.

d) A Responsabilidade Social Cristã Diz Respeito apenas uma Relação da Igreja com o Mundo e com Deus nao.

COMO VOCÊ CORRIGIRIA ESTES PRESSUPOSTOS BASE COM NO ARTIGO E NAS SUAS CONSIDERAÇÕES?

Abraços

Lauberti Marcondes

http://diaconia-integral.blogspot.com