Story

Don't have an account yet? Sign Up Now. It's free!

The Lausanne Global Conversation is on the World Wide Open Network

Article

  • Print
  • PDFPDF
  • Flag

A importância da Diaconia para a Missão

Author: Lauberti Marcondes
Date: 07.10.2010
Category: Scripture Engagement, Leadership Development, Cities

Rate (0)
  • Currently 0.00/5
Favorite (0) Recommend

Translations

Available Translations:

Originally Posted in Portuguese

1. DEFINIÇÃO DE TERMOS.

Existem Três Gregos termos intercambiáveis, uma diaconia Ligados Palavra, Que o Novo Testamento utiliza par ampliar o Conceito de "Serviço Prestado". A Definição da Partir do Conceito Cristão de diaconia, Vamos Buscar SUA Passagens in Aplicação do Velho e do Novo Testamentos.

 

1.1 - O verbo Diakoneo:

 

Nelson Célio de Mesquita Rocha, Que Explica uma Palavra Grega diakonew Significa: "Sou servo de, sirvo à mesa, comida e bebida ofereço um; sirvo, exerço o diaconato"(Rocha - Diaconia 1). Este verbo Grego, TRADUZIDO Pela Palavra SERVIR, serviços PoDE Entendido Como o Trabalho Feito n. outra Pessoa. Ou SEJA, Diz Respeito AO Exercício da FUNÇÃO daquele Que presta Serviço, OU SEJA escravo Voluntário. Nenhum Novo Testamento, número Primeiro Momento, o Seu Significado atrelado ESTA AO Serviço Que Jesus prestou EAo despedaçá e Discípulos EAo Homens Geral em (Mateus 20:28, Marcos 10:45), e posteriormente, avançou um parágrafo Que Noção de uma Igreja LDI Chamada parágrafo SERVIR, Mestre Seu ASSIM Como. O Exercício da FUNÇÃO diaconal, OU Como preferem alguns, o diaconato, hum e Trabalho recebeu Que status de oficio nd Igreja Primitiva com uma ESCOLHA Sete de Pessoas "Reputação de jibóia, Cheios do Espírito Santo e de Sabedoria parágrafo executarem o Serviço de Distribuição de Alimentos n º de viúvas de Origem Grega (Atos 6:1-5). Mas, Pelo Que se Percebe dos COMENTÁRIOS de Gerhard Kittel Sobre o diaconato, História ESTA FUNÇÃO TEM Recebido varias conotações AO Longo da do Cristianismo:

 

A POSIÇÃO do diaconato modifica-se Naturalmente com o Advento do episcopado monárquico, uma Tendência e ficarem OS diáconos CADA Vez Mais subordinados AO bispo. Ao tempo MESMO, produz-SE UMA clara distinção presbíteros e diáconos empreendedorismo. (Kittel 1975:289)

 

1.2 - O substantivo Diakonos:

 

Derivado do verbo diakoneo, o substantivo Grego diakonos (diakonos), e TRADUZIDO Pela Palavra "servo" (Ajudante, Servente, Distribuidora OU Aquele Que ministra) e denota uma Pessoa Que levas um Efeito uma Tarefa, logo, o Significado primário secular era hum "garçom", ASSIM e E USADO Mais Tarde Às Referência com rituais refeições. Não entanto, nao devemos restringir SUAS funções um hum simples Entregador de Santa Ceia, Segundo Magno Paganelli, o Diácono "Ministro hum era" nos tempos Bíblicos. Que elementos cita MESMO O Grande Apóstolo Paulo, "atribui um si uma Expressão Grega diakonos", quando "fala" de SUA vocação de Ministro de Deus não Versículo 23 do UM CAPÍTULO fazer Colossenses Livro EAo (Paganelli 2004:25).

 

Inegavelmente, o nas fileiras Protestantes, João Calvino AO sistematizar uma Teologia reformada, principalmente atraves das "institutas da Religão Cristã" e implantar o SUAS Idéias na Cidade de Genebra, FOI O Grande Responsável Por redescobrir uma FUNÇÃO do Serviço Social desempenhado Pelos diáconos nd Igreja Primitiva. Alderi Souza de Matos, Seu Artigo in "Amando um Deus e AO Próximo: João Calvino EO in Diaconato Genebra", Fatores Diversos identificação, Tanto nd Teologia QUANTO NAS Práticas de João Calvino FORAM Que Determinantes parágrafo o resgate da FUNÇÃO dos diáconos: a) SUA Noção de Governo da Igreja, requeria Que instalaçao de um Ministério Quadruplo hum, atraves dos pastores de Ofícios (doutrina), Doutores (educação), presbíteros (disciplina) e diáconos (Ação Social), b) Seu Pensamento social a Respeito da Riqueza , Pobreza e Bem Estar-social, Toda Onde um COMUNIDADE Deverià se empenhar parágrafo praticar o Bem vistas com AO Bem Comum; c) Suá Noção de Solidariedade Humana, OS Ricos conclamava Que um entenderem SUA Situação Como vocação par SERVIR OS Mais Pobres; d) Idéias SUAS ACERCA do diaconato, hum Como Ofício resposável Pela Pobres Assistência EAo, insistindo Para quê OS diáconos estivessem devidamente Preparados parágrafo socorrer e Sociais Situações Espirituais. (Matos 1997:73-77)

 

Keywords: diaconia, diacono, missão, evangelismo, teologia da missão

Conversation Post Comment

There are not currently any comments.

You must be logged in to post a comment. If you don’t have an account, you can sign up now (it’s free and easy!).

Brazil

PhContributeBy Lauberti Marcondes
 
Location: São Paulo
Country: Brazil

View Member


Lauberti Marcondes has not Contributed any other Conversations entries. To see other content that Lauberti Marcondes has Contributed, click here

Reach Map and Statistics

 

Views: 6230
Comments: 0
Recommendations: 0

One Click To Action

Connect me with people interested in this conversation:

Join related conversations

King David on the Heart of Christian Stewardship
King David on the Heart of Christian Stewardship
By Sas_Conradie

What Would Good Friday Look Like Without Generosity?
What Would Good Friday Look Like Without Generosity?
By Sas_Conradie

Los llamó “Seres Humanos” Gn 5:1-2
Los llamó “Seres Humanos” Gn 5:1-2
By MisionGloCal1Scott